Vestidos para cada ocasião

Você já parou para pensar em qual é a história do vestido? Muito provavelmente não. A peça mais amada pelas mulheres, ao longo dos anos, já encurtou, se ajustou, perdeu as mangas, ganhou um decote maior, entre outras mudanças. No entanto,  continua sendo muito querida pela mulherada!

Essa peça de  roupa sempre esteve presente na história da humanidade, mas começou sua evolução na Era Medieval, quando a tradição era um  vestido amplo, longo e ajustado ao corpo por laços – na frente ou nas costas.

Vamos te ajudar a escolher vestidos para 4 ocasiões específicas:

15 Anos e Formaturas

Se você não for a debutante ou a formanda  (o que pede uma produção mais elaborada e preferencialmente um longo), um vestido ideal  para usar em bailes e formaturas é o tomara que caia, com decote, transparência, fendas e, para as mulheres mais ousadas, brilho ou paetê.

Casamentos e Jantares Formais

Nessas ocasiões, a recomendação é usar tecidos com brilho apenas quando o vestido for mais curto (isso porque a textura pode pesar em longos) e o evento ocorrer a partir das 18h. Se você não for  madrinha ou alguém extremamente próximo dos noivos, o melhor é apostar em um curto e usar o bom senso quanto ao comprimento, para que o não fique vulgar ou chamativo.

Dá para utilizar um ombro só, frente única e até mesmo estampa. Se o casamento ou jantar formal pedir black-tie, invista no tecido nobre, seja em um vestido longo ou curto.  Fendas e decotes que valorizam o colo também são super bem-vindos.

Coquetéis e Jantares

Eventos desse tipo são perfeitos para aquele ‘pretinho básico’ que você tanto gosta. Preste atenção para que o comprimento esteja entre o mini e um pouco acima dos tornozelos (vai depender do gosto de cada mulher).

Um tomara que caia ou vestido de alcinhas com um casaqueto meia manga em tecidos como cetim, crepe, seda e alguns tipos de malha são excelentes.

Confraternização da Empresa ou Festas de Família

Vestidos decotados e curtos não são recomendados para essas ocasiões, uma vez que deixarão a produção muito chamativa e, provavelmente, você não ficará à vontade. Para quem está um pouco acima do peso, uma dica é usar um vestido transpassado (tanto mulheres com busto pequeno ou grande podem apostar nesse modelo).

Um modelo super versátil para essas ocasiões é o vestido recortado, também conhecido como “sessentinha”. Confortável, ele costuma ficar bem em qualquer tipo de mulher, basta o comprimento ser no joelho ou um pouquinho acima e a cor mais discreta (preto, azul marinho, verde escuro, vinho).

E então meninas? Curtiram nossas dicas? Deixe sua opinião e sugestão.

 

 

 

Join the discussion

Let your opinion be heard, add your comment!